Mobilidade em Florianópolis

Uma reportagem que li no Diário Catarinense me mostrou um interessante dado: segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Santa Catarina é o estado com maior índice de propriedade de carros do Brasil, são impressionantes 68,7% dos domicílios que possuem carros, seguido pelo Distrito Federal com 61,7%.

A conclusão geral do IPEA é de que a taxa de motorização (pessoas que possuem automóvel ou motocicleta) está crescendo no país e consequentemente também cresce o tempo gasto em deslocamento.

Esses indicadores da mobilidade urbana são importantes quando olhados em nível nacional, pois nos mostram a verdadeira proporção de como estão distribuídos os problemas de locomoção.

Este dado, no que se refere a Florianópolis, pode ser explicado por uma questão comportamental, pois segundo o Diário, a população tem um forte pensamento de que a posse do automóvel simboliza status e liberdade. Este argumento subjetivo ainda é acrescido de fatores estruturais, uma vez que as características geográficas influenciaram o desenvolvimento da malha de transportes mais a beira mar e atualmente não há volume suficiente para a expansão da via aérea.

O Diário Catarinense fez, inclusive, em um trecho determinado, um teste de mobilidade em que avalia qual dos meios de transportes (carro, ônibus e bicicleta) performaria melhor, e adivinhem o resultado? A bicicleta foi a que cumpriu o percurso em menor tempo, vejam o vídeo.

É muito importante sempre olharmos exemplos de mobilidade de lugares distintos, pois só trocando experiências, dados e fatos conseguimos ter uma discussão substanciosa a respeito das questões de transporte. Cada lugar tem suas particularidades, é claro, mas também é muito interessante ver como variáveis interferem no sistema de tráfego.

 

oi

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