Segurança a qualquer custo

A polêmica da nova lei que busca aprovar a obrigatoriedade de tornar airbags e freio ABS itens de série nos carros tem causado opiniões controversas. Muitas pessoas preferem abrir mão da segurança em nome de valores mais acessíveis para a compra de carros. Esses dois acessórios aumentariam o preço dos carros em torno de mil reais e seus benefícios já foram comprovados por estudos que mostram como sua eficiência salva vidas e evita acidentes.

Recentemente, com a baixa do IPI para a venda de carros, houve um grande salto de vendas, além de muitas pessoas terem oportunidade de comprar seu carro devido a outras facilidades de crédito. Mas, em que medida é saudável priorizar a venda de carros, até mesmo à custa da segurança de tantos motoristas e pedestres?

Óbvio que a migração da cultura do carro para a cultura do transporte coletivo é algo que não é fácil e demanda tempo, esforços e investimentos, mas estamos seguindo por este caminho. É uma mudança estrutural e comportamental, por isso, além de todas as mudanças no sistema de transporte público, é necessário também haver mudanças de hábitos nas pessoas.

O consentimento de que o transporte público é a melhor saída para metrópoles, que estão cada vez mais saturadas de veículos particulares, está crescendo e é uma tendência que deve ser bastante estimulada. À medida que tenta impedir a obrigatoriedade desses acessórios de segurança, em nada ajuda para tornar o trânsito um local mais seguro para todos. A tendência deve ser de cada vez mais otimizarmos o sistema de tráfego e jamais regredirmos em instância alguma, muito menos, em itens que salvam vidas de milhares de pessoas.

Airbag

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s