Cidadania que faz fluir

Muitas pessoas reclamam do trânsito que se intensifica e gera caos quando a chuva cai em grandes cidades, mas poucos se atentam para um fator que é determinante para agravar essa situação: pessoas que jogam lixos nas ruas.

Principalmente no verão, quando no Brasil as chuvas são mais frequentes, basta cair uma leve chuva que o tráfego fica comprometido e o congestionamento se forma sem hora para acabar. O caos gerado pelas chuvas tem algumas origens, pode ser devido à proximidade de um rio, a uma condição geográfica ou ao entupimento dos bueiros causados pelo lixo.

Esse é o fator que está totalmente nas mãos da população evitá-lo. É uma ação simples e uma conscientização tão óbvia que não faz sentido ter uma atitude anti-cidadã como esta de jogar lixo em vias públicas.

Um simples papel de bala parece pouco, mas juntando todos os pequenos papéis, vemos que é de pouquinho em pouquinho que se formam as grandes montanhas de lixo que entopem as vias de escoamento da água e trazem grandes problemas como enxurradas descontroladas e até mesmo enchentes.

Quando se trata de transportes e trânsito nas grandes cidades, são as pequenas ações que fazem grandes diferenças na vida coletiva, ter o pensamento de que nossos gestos são fundamentais é o que desperta para a consciência de um cidadão ético. Jamais podemos nos esquecer: “Cidade limpa não é a que se limpa mais. É a que se suja menos.”

Chuva

Bueiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s