Uma nova Nova York

Para mudar a lógica de mobilidade de uma cidade, a primeira coisa que precisa acontecer é a conscientização de que é preciso evoluir, ter isso como um objetivo claro e definido. É esse o movimento de mudança que está revolucionando o trânsito de Nova York. Recentemente a responsável por essas mudanças esteve no Brasil, o nome dela é Janette Sadik-Khan, secretária de Transportes de Nova York. Ela veio ao país para dar uma palestra no seminário “A bicicleta em São Paulo: políticas públicas para transformar a cidade”.

Basicamente, o que a secretária fez de inovador na cidade de Nova York nos últimos anos foi implantar políticas e ações que priorizam os pedestres e ciclistas. Muito da sua motivação vem da constatação de que as cidades agregam cada vez mais moradores, as cidades tendem a manter seu crescimento, no Brasil a população urbana já chega a 89%. Esse é um dado que enfatiza a necessidade de repensarmos os sistemas de mobilidade urbana.

Toda essa mudança na cidade de Nova York ainda tem mais lições a nos ensinar: todas as ações colocadas em prática foram de baixo custo. Nenhuma obra faraônica ou investimentos vultosos, tudo foi questão de um planejamento sensato que tivesse como bicicletas e pessoas. As medidas foram colocadas em prática por meio de pinturas de faixas e placas alterando os fluxos.

Os resultados são surpreendentes e denunciam que a demanda por esse tipo de inovação é real, segundo o portal “Vá de Bike”, neste período foram criados mais de 480 km de ciclofaixas, foi criado também um corredor de ciclovia e 50 km de corredores de ônibus.

Essa mudança refletiu no perfil do ciclista de Nova York, a quantidade de ciclistas aumentou expressivamente, mais que duplicou, além disso, o número de pessoas que utilizam a bicicleta diariamente também teve grande aumento. Além do hábito de pedalar ter se espalhado por pessoas que anteriormente não utilizavam esse meio para locomoção como senhoras de idade, executivos e crianças.

Tudo isso nos leva a crer que para uma evolução bastam ideias, vontade e coragem para colocar mudanças radicais em prática! Nova York sem dúvida entra no hall de práticas excelentes no trânsito. Com certeza devemos pensar em que medidas essas mudanças se encaixam em nossa realidade e refletir sobre o que podemos aproveitar desses exemplos de sucesso.

NY

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s