Trem pega passageiros sem parada para embarque

A ideia da evolução de transportes é sempre a mesma: facilitar a vida das pessoas se adequando às condições e necessidades específicas de cada lugar. Pensando desta forma, é mais fácil entender porque um projeto de um trem que não para nas estações para embarque e desembarque venha da China.

Em um país de proporções continentais como este, é compreensível que o tempo de parada seja significativo no tempo total de viagem e, esse projeto surgiu exatamente para aproveitar esse tempo que seria gasto. Com os trens viajando a velocidade constante, não há redução na velocidade ou aceleração, ganhando o tempo que seria das paradas. Conforme reportagem do portal UOL, o trajeto entre Pequim a Cantão que tem 2.000 quilômetros leva 8 horas para ser feito, segundo o mentor do projeto, com paradas de 5 minutos sendo suprimidas, o tempo de percurso poderia ser reduzido em 2 horas e trinta minutos.

O sistema é relativamente simples: O trem possui compartimentos destacáveis, nestes módulos móveis as pessoas embarcam e aguardam dentro deles a chegada do trem; quando o trem passa pela estação esse módulo é acoplado e outro módulo com os passageiros que desejam desembarcar é destacado. Entenda melhor com o vídeo abaixo:

 

Além do benefício da economia de tempo, também há a economia de combustível, pois com a ausência de paradas e acelerações os recursos são otimizados. Ideias mesmo que ousadas abrem o horizonte da inovação em transportes, é importante nunca pensarmos que um passo é grande demais para ser dado. Resta-nos agora aguardar pelas análises de viabilização do projeto e pela suposta execução dessa interessante iniciativa.

Advertisements

One response to “Trem pega passageiros sem parada para embarque

  1. Pingback: Trem Avião | Mobilidade Humana·

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s