Novos tempos

A consciência das sociedades ao redor do mundo está se abrindo para assuntos dos mais variados temas. Além da mobilidade que sempre é alvo dessas reflexões, há outro assunto que está super em alta e estará cada vez mais: a sustentabilidade.

Este é um assunto que se relaciona a quase qualquer tema que permeia nosso cotidiano, e a questão da mobilidade, sem dúvida, é muito intrínseca a tal temática. A consciência ambiental das pessoas cresce cada vez mais, e a exigência delas em adquirir produtos que apresentem melhores condições ao meio ambiente também!

Isso afeta diretamente o modo como as pessoas querem e vão se locomover daqui pra frente, cada vez mais. Há muito avanços no desenvolvimento de meios de transporte mais sustentáveis. Os combustíveis fósseis ainda abastecem a maioria cabal da frota de todo o mundo, indiscutivelmente, mas estamos avanços a passos largos nesse campo.

Atualmente as vendas de carros híbridos e elétricos são menores que 2%. Segundo a consultoria Navigant Research, essas vendas irão saltar para 7% até 2020, ou seja, é uma demanda que vai mais que dobrar! As marcas estão se adaptando a este cenário, antes produtos sustentáveis eram inviáveis financeiramente, pois tinham uma tecnologia mais cara e não possuíam a mesma qualidade que os convencionais. Hoje em dia isso mudou, as marcas estão investindo em inovação para deixar estes produtos cada vez mais em pé de igualdade com os produtos convencionais. Estamos caminhando para deixar os carros sustentáveis mais acessíveis.

Na Austrália temos um ótimo exemplo de materialização dessa tendência no transporte público. O ônibus Tindo funciona exclusivamente com energia solar e oferece ar condicionado e wifi aos passageiros sem cobrar passagem, devido à economia de combustível. É importante valorizarmos esses exemplos de que é possível fazer uma mobilidade diferente e pensarmos que a mobilidade é parte importante da nossa qualidade de vida. A forma como nos locomovemos tem que evoluir com as necessidades que temos hoje em dia, e uma delas é viver em um mundo mais sustentável.tindo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s