Passageiros transportados em voos domésticos continuam aumentando

Em abril de 2011 a demanda dos passageiros por voos domésticos aumentou 31,45%.

Em 2012 a demanda de voos domésticos aumentou 6,2%.

Em 2013, a alta foi de 6,5% em cima de 2012 com 7,8 milhões de passageiros em voo.

Para 2017, o Brasil é estimado para se consolidar o 3º mercado de voos domésticos.

Os dados são da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) no relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo – Empresas Brasileiras. Os dados de novembro com crescimento de 4,59% em demanda (passageiros) foi a maior alta dos últimos 10 anos.

Quem mais celebra esse crescimento são as empresas aéreas brasileiras. Duas delas se destacaram como as que alcançaram maior crescimento, foram altas de 36,45% e 26,03% respectivamente, por serem menores, o potencial alcançado de aumento é bem maior e importantíssimo.

Assim, nós, passageiros, passamos a ter mais opções relevantes em meio às grandes empresas de transporte aéreo, o que aumenta a competitividade, baixando os preços.

De qualquer maneira, todas as empresas aéreas apresentaram crescimento, o que reflete o bom momento do mercado.

Ao mesmo tempo, um relatório da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), publicou um relatório mostrando que nos últimos 10 anos teve uma redução de 12,5% no número de passageiros transportados, passando de 67,2 milhões em 2004 para 58,8 milhões em 2012.

É interessante observar essa inversão, podemos ver que ela acompanhou o crescimento da Classe C no Brasil, com cada vez mais pessoas com acesso a investir um pouco mais em lazer e turismo, a mudança de preços com a queda nas passagens de avião, é natural que cada vez mais pessoas migrem para este tipo de transporte.

 

Copa e Olimpíadas

 

Algumas pessoas ainda duvidam da capacidade aérea do Brasil para os próximos grandes eventos, como a Copa do Mundo, já em 2014. E as Olimpíadas em 2016.

Todos os lugares tem suas dificuldades, isso é fato, mas o Brasil vem mostrando capacidade de segurar essa demanda em constate crescimento.

Dados de dezembro de 2013 apontam que a taxa de atrasos caiu nos aeroportos brasileiros. Esse e todos os outros dados acima mostram uma mudança de comportamento no Brasil dos usuários de transporte e das empresas de transporte aéreo. E é assim mesmo, aos poucos cada ponto vai se ajustando e aí, bom, aí só vai faltar ganharmos a Copa do Mundo mais uma vez!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s