Senta aí!

Andei reparando em como as pessoas não gostam muito de se sentar perto de outras em transportes públicos. E comecei a reparar por uma atitude minha mesmo: ao entrar em um ônibus com pouca gente, fui direto sentar em uma dupla de bancos vazios, fazendo até careta para os bancos onde já havia alguém sentado na janelinha.

Era por causa da janelinha? Não. Era por causa das pessoas. Já ouvi muita gente reclamando de quem puxa conversa no ônibus, e entendo, aliás, detestava. Às vezes nós não queremos ser incomodados por ninguém, ou não queremos ouvir as reclamações que não as nossas.

Bom, conforme o ônibus tomou seu caminho, mais bancos esvaziavam e eram ocupados, sempre por pessoas diferentes e sempre sozinhas.

Em uma das paradas, um rapaz franzino passa voando pela janela ao meu lado e entra no ônibus um segundo antes da porta se fechar, reparo que ele está pálido e tremendo.

Olhei para o menino, ele me viu e com todos os bancos vazios em volta ele decidiu se sentar ao meu lado. Quando do meu lado, eu comecei a sentir a aflição dele e o medo. Olhei para ele que começou a falar, estava desabafando comigo e nem mesmo me conhecia. Uma hora eu não ouvia mais o que ele estava dizendo e só pensava em como ele devia estar se sentindo para desabafar assim.

Eu acabei nem falando muito, mais ouvi do que opinei em algo. Duas estações depois ele se levantou, já mais tranquilo e aparentemente bem. Antes de sair, ele me olhou, sorriu e disse: Obrigado!

Ele saiu e continuei pensando nele o resto da viagem inteira, e bom, não foi a pior experiência do mundo conversar com alguém desconhecido. Ele estava precisando desabafar e isso foi bom pra ele. Por que não dar essa oportunidade?

As pessoas são diferentes e tem necessidades diferentes, e o transporte público dá a oportunidade de conhecer essas pessoas! Espero que ninguém mais ignore aquela senhorinha de cabelos brancos que sempre está no terminal de ônibus, semana que vem eu vou puxar conversa com ela.

Leave a Reply

