Mochileiros brasileiros; Mochilão pelo Brasil!

O sonho de muitos jovens é fazer mochilão, pegar uma mochila e viajar pelo mundo conhecendo novas pessoas, explorando novas culturas e passando por novas experiências.  Essa é uma opção que pode ser um pouco cara para muitas pessoas, assim que tal fazer um mochilão pelo nosso Brasil que, com suas proporções continentais, tem inúmeras culturas do Oiapoque ao Chuí!

Qualquer mochilão, requer muito planejamento e preparo, seja no Brasil ou em qualquer lugar no mundo. Itens como documentação, despesas e destinos devem já estar definidas, vamos colocar uma breve lista com rápidas dicas para um mochileiro se dar bem:

1. Defina um roteiro detalhado da viagem
O mochileiro precisa de um plano bem amarrado: escolher as cidades, a melhor forma de se locomover entre elas,  os locais de hospedagem, alimentação e passeios. Quanto maior o detalhamento, menores as chances de surpresas – o ideal é buscar referências online e até conversar com pessoas que já fizeram mochilão.

2. Atenção aos documentos necessários à viagem
Tenha um envelope sempre a mão com toda a documentação e comprovantes de pagamentos – como reservas, passagens, visto, carteira de saúde e vacinação, seguro de viagem e passaporte. Anote os contatos de telefone e e-mail do consulado brasileiro e do país de destino. Outra boa ideia é escanear seus documentos e enviar para seu e-mail. Assim, em caso de perda, roubo ou furto você terá todos os dados para fazer um boletim de ocorrência ou solicitar a segunda via.

3. Planeje seus gastos antes da viagem
Ao planejar o orçamento, fique atento à cotação da moeda local e defina uma média para gastar por dia – considere valor de hospedagem, passeios, passagens e alimentação. Faça anotações em uma planilha e lembre-se que de levar uma reserva de dinheiro para emergências.

5Escolha a mochila e as roupas certas para sua viagem
O tamanho da mochila depende de seus objetivos e do tempo de viagem. Quanto mais bagagem, maior será o peso e o desconforto – pense duas vezes antes de optar por uma mochila muito grande. O ideal é que ela tenha estrutura fixa nas costas e conte com alças confortáveis  e que permitam serem reguladas (inclusive na cintura).

6. Arrume a mala com sabedoria
Na hora de arrumar a bagagem, confira o clima dos destinos e leve em conta a estação do ano. Prefira roupas leves e fáceis de lavar e secar. Escolha calçados confortáveis para caminhar por longos períodos. Lembre-se também dos itens básicos de higiene e remédios prescritos por seu médico de confiança.

7. Cuidados com sua segurança durante a viagem
Certifique-se que sua mochila tem cadeados em todos os compartimentos. Fique atento, pois alguns ladrões também cortam a mala com facas ou outros objetos pontiagudos para pegar seus pertences. Tenha um cadeado especial para o locker (armário dos albergues) e leve uma corrente de bicicleta para prender a mala em bagageiros de trens e ônibus.

Para o dinheiro, evite levar quantias grandes em espécie no bolso e diversifique o lugar onde vai guardá-lo. Lembre-se também que os cheques de viagens são mais seguros, pois em caso de roubo ou perda o mochileiro é ressarcido pela administradora.

E para aproveitar o Brasil? Claro, vá para regiões distantes de onde você mora para ver todas as possibilidades que este País te dá para explorar e interagir com novas culturas. Site como o Brasil de Mochila tem inúmeras indicações de destinos no Brasil para você escolher!

http://www.brasildemochila.com/index.php/destinos-brasil

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s