Arte nas ruas

Nas últimas décadas, as cidades grandes aprenderam a importância de arte de rua e intervenções urbanas.

A cidade é um grande palco para todos os cidadãos. É lá que a vida acontece, com pedestres, motoristas, ônibus, motos, bicicletas e um subsolo cheio de energia também, com seus túneis de metrô. Por conta disso, diversos artistas resolveram começar a levar sua arte para calçadas, muros e avenidas.

No Brasil, as cidades brasileiras ainda não são tão receptivas quanto cidades europeias ou americanas, por exemplo. Mesmo assim, é possível identificar uma aceitação cada vez melhor por parte do público, que percebe que a vida agitada na cidade grande fica mais harmônica com um pouco de arte.

Seguindo essa tendência, a cidade de São Paulo vai receber o maior corredor de grafite a céu aberto da América Latina. Esperado para estar pronto até a Copa do Mundo, o grafite seguirá um muro que corta a Zona Leste da cidade e chega até o estádio da abertura da Copa.

Esse projeto é importante não somente para levar arte a paulistanos e turistas, como também para tirar cada vez mais os grafiteiros da marginalidade. O grafite ainda não é percebido como expressão artística por muitas pessoas e, uma ação desse tamanho pode ajudar a chamar atenção ao tema, provando que grafites, assim como diversas outras formas de representação, são arte, sim, e fazem parte de uma cidade contemporânea.

Os “4 km” tem apoio de entidades privadas e públicas. Espera-se que instituições e o governo sejam, exatamente, as principais fontes de incentivo para diferentes intervenções urbanas; que seja possível levar informação, sentimentos e percepções de formas cada vez mais diferenciadas para toda a população.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s