Eu sou do mundo

Tenho tido contato com muitos relatos sobre percorrer o mundo. São notícias como a das primeiras pessoas que viajaram por tantos continentes em menos de 24 horas, do primeiro brasileiros que passou por tantos países em determinado veículo; ou, um livro sobre a conquista do sonho de passar pelas Américas de moto; ou, quando conheço alguém que resolveu tirar um “ano sabático” para fazer um mochilão por inúmeros países da Europa e Ásia.

Parece que restringir-se a uma única posição geográfica é completamente antissocial no século XXI.  A gente percebe isso quando conhece alguém que nunca viajou e nunca viajará de avião por medo. Todos ficam completamente indignados e não entendem por que a pessoa prefere se privar de conhecer o mundo a enfrentar seu medo.

A quantidade de informação que temos sobre o o que acontece no globo é instigante demais. Somente ver um país por fotos, vídeos e Street View não é o suficiente. Vale mais a pena fazer uma viagem corrida de uma semana com conexões e escalas só para pode estar lá. É preciso viver essa experiência.

No final das contas, não queremos ser brasileiros ou americanos (no sentido de ser do continente americano), queremos ser do mundo, ao menos por alguns momentos – e esse mesmo sentimento permeia bilhões de pessoas pelo mundo. Na verdade, é como cada vez mais nos sentimos. Sem deixar de lado sentimentos patrióticos, nossa verdade agora é de pertencimento do mundo, então por que não vivê-lo por completo com tudo que ele pode oferecer?

Claro, ainda, mesmo em âmbito global, é para poucos poder percorrer o mundo ou mesmo conhecer mais de uma dezena de países. De qualquer forma, não deixa de ser um grande desejo que se espalha com a globalização.

Com esse pensamento, reflita, se você pudesse ir hoje conhecer todos os países que tem vontade, para quais você iria?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s