O futuro: Rodovias aquáticas para o Brasil

Já imaginou uma via que pudesse ser igualmente utilizada para transporte de passageiros e de carga e que, além disso, fosse totalmente sustentável? Elas existem e não precisam ser construídas: são os rios.

Mas nos últimos 50 anos esse tipo de via vem sendo cada vez menos usada. O Banco Mundial revelou que o Brasil gasta US$ 31,6 bilhões por ano em transporte, cifra que representa quase 40% do custo nacional de logística.

É por isso que agora, que o país é uma potência agrícola e precisa de sustentabilidade para evoluir sem afetar o meio ambiente, volta a ganhar corpo a ideia de usar os enormes rios para levar passageiros e carga, a uma fração do custo do transporte por terra e com a possibilidade de integrá-los a sistemas já existentes.

Um dos rios onde essa filosofia começará a ser colocada em prática é justamente a enorme via – sem pedágios nem engarrafamentos – Rio São Francisco, no nordeste brasileiro. Ele se estende por 2.830 km, dos quais 1.300 são navegáveis.

Recuperar a navegabilidade de rios como esse não é uma tarefa fácil, pois precisa recuperar dezenas de portos jamais usados, estações ferroviárias decadentes e trilhos cobertos por grama para ter um sistema integrado de transporte.

“Por décadas, as instituições relacionadas a transportes se encarregavam unicamente de construir e inaugurar rodovias; agora, veem a necessidade de integrá-las com estradas de ferro e hidrovias” Lincoln Flor. Especialista em transportes no Banco Mundial (Foto: Mariana Ceratti / Banco Mundial)

Sobre a importância de voltar a preservar os rios e utilizar eles como meios de transporte sustentável para o crescimento do país, achamos essa reportagem que compartilhamos para continuar com a reflexão:

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