Conhecer todo meu mundo

MEU-MUNDO-FAZ-DE-CONTA

Esses dias me toquei de que talvez eu não vá todos os lugares que quero conhecer. Bom, são muitos lugares e para conhecer todos eu teria que ter dinheiro e tempo disponíveis numa quantidade que não disponho.

A princípio, senti uma frustração muito grande. Quero dizer, tenho tanta vontade e tanta energia para conhecer e vivenciar tantas coisas e lugares diferentes. É um grande sonho. Na verdade, são vários deles.

Quantas cidades brasileiras fascinantes não existem. E quantos lugares incríveis não têm em cada uma dessas cidades. E países! São muitos países com diversas culturas e costumes diferentes. Na era da informação, parece rude guardar para si só tanta riqueza e não compartilhar com todos. Assim como parece que não conhecer absolutamente tudo seria perda de tempo.

Porém, contive minha ansiedade e fui repensando um pouco. De fato, conhecer tudo, tudo mesmo, é humanamente impossível. Mas seria realmente legal conhecer tudo? Talvez, sim. Talvez, não. Prefiro pensar que não.

Prefiro pensar que conhecer os lugares e viver os momentos que para mim realmente fazem diferença ajudam-me a me construir como ser único. Ao invés de querer conhecer um pouco de tudo, posso preferir ter experiências únicas em locais específicos.

Imagino que dessa maneira vou construir uma história que é só minha. E não somente, que vou participar da vida de outras pessoas de forma muito mais significante, assim como ter pessoas em minha vida de uma forma diferente.

O que eu quero dizer é que eu posso querer conhecer todas as grandes capitais do mundo, aquelas mais visitadas por todas as pessoas. Ou eu posso conhecer um pouco menos do mundo todo e conhecer um pouco mais do próprio local onde eu vivo, de procurar vivências diferentes e mais profundas em viagens não tão efêmeras.

Eu não preciso ser do mundo todo, mas eu posso construir um mundo todo que seja só meu.

Leave a Reply

