Combustível renovável

A principal busca do ser humano é encontrar aquilo que o movimenta, que lhe dá energia e faz seguir em frente. Buscamos aquela coisinha que faça com que a vida valha a pena, que dê sentido para tudo que passamos, sentimos e fazemos. Algo que mostre que nosso tempo não está sendo perdido.

Essa busca acontece mais rapidamente ou mais vagarosamente. Ela é mais certeira ou mais perdida. Mais intensa ou mais calma. Mas ela acontece invariavelmente em todo ser humano.

E não existe resposta certa. Felizmente.

Ora, se existisse seríamos todos iguais. E, por mais que queiramos nos sentir partes de grupo, gostamos de ser indivíduos únicos.

Então, para uns a resposta certa pode ser o trabalho dos sonhos. Levantar todos os dias para encontrar com sua paixão. Para outros, a resposta é acordar todos os dias do lado da sua paixão. Ou, por que não, os dois juntos? Ou ainda, pode ser não acordar, mas ficar noites sem dormir descobrindo mundos e mundos diferentes.

E não existe uma fórmula mágica para chegar à resposta certa. Felizmente.

Ora, se existisse, não haveria busca. E sem busca, não há vida.

Portanto, sinto que é importante para mim entender que eu preciso sempre manter essa busca. Ou seja, que minha resposta final não seja esgotável e que ela continue me proporcionando novas felicidades e, também, novos desafios.

Condensar toda uma vida dentro de um texto tão curto parece leviano. Juntar em poucas linhas milhares de pensamentos, indagações e sofrimentos pode soar ingênuo. Mas a realidade é que, mesmo sem significado, a vida se resume a essa única coisa, que não tem nome, nem nunca terá, mas que faz com que a gente siga sempre em frente. E que sem ela nós ficamos completamente estagnados.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s