Parklets

Durante um momento do processo da urbanização, pensava-se que deveríamos construir cidades que garantissem muito bem o ir e vir de máquina, sendo essa a principal prioridade.

Felizmente, hoje em dia passamos a entender que uma cidade é essencialmente um ambiente que deve ser pensado para o bom convívio dos seres humanos.

Nesse espírito, surgiram os parklets. Parklets são pequenos espaços de convivência na cidade. São como pequenos parques, pequenas praças, no meio da cidade, no meio da calçada, no meio da rua. São verdadeiros locais de convivência, que tornam a cidade mais humana.

A ideia surgiu nos EUA e está se espalhando pelo mundo todo, num movimento de criar cidades cada vez mais amigáveis. Cidades que fazem com que as pessoas queiram estar na rua vivendo suas vidas, ao invés de usá-la apenas para transitar dentro de algum veículo para algum espaço fechado.

Aqui no Brasil, o exemplo fica com São Paulo. A capital paulista lançou um manual de parklets. O manual não somente pretende ensinar as pessoas o que é e como se faz um parklet, como também quer incentivar a iniciativa privada a participar junto ao governo e aos civis, na luta e construção de uma cidade para humanos.

Procure entender mais sobre parklets e incentive sua cidade, comunidade ou seu bairro a aproveitar melhor o espaço urbano para o bem de todos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s