Estradas feitas de painel solar serão capazes de abastecer

A notícia não é totalmente nova, mas se trata de algo totalmente inovador e que, caso seja valorizado como deve, demorará algumas décadas para se concretizar.

Em 2010, o engenheiro americano Scott Brusaw apresentou um projeto chamado SolarRoadways, que visa construir estradas feitas a partir de painéis solares com o intuito de usar menos asfalto, produto vindo do petróleo. Não apenas, as casas perto das estradas também seriam beneficiadas com a energia solar produzida nas vias.

Ainda abusando da tecnologia, toda a sinalização seria feita por luzes de LED (tendo espaço até para publicidade!) e sistema especial de aquecimento para evitar neve na pista.

Infelizmente, o impasse no momento é o preço. O projeto precisa de mais de dois milhões de dólares para conseguir ser feito, contra o preço barato do asfalto. Segundo o engenheiro, as vantagens do painel solar serão maiores a longo prazo, pois com 1km de estrada, é possível abastecer 250 casas com energia e, em 20 anos, os gastos são pagos. Eles já tem o apoio do governo americano e estão aceitando doações, seja de pessoas ou empresas.

Esperamos que essa ideia se torne realidade e que vire moda ao redor do mundo! A energia solar já se mostrou efetiva, por ser economicamente viável e uma fonte “eterna”, isto é, enquanto tivermos sol.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s