Algo novo

Outro dia no metrô vi um pai com uma filha. A filha estava impaciente. Cada minuto parecia durar uma hora para ela. O pai parecia cansado, queria só ficar quieto, esperando o dia acabar logo.

Ao ver essa cena, parei para pensar como nossa percepção de tempo muda muito ao longo de nossas vidas. Quando somos crianças, parece que tudo demora mais para passar, cada viagem, cada caminhada, cada dia, cada ano. Quando adultos, costumamos estar sempre falando como o tempo voou, como passou rápido demais.

A grande diferença, para mim, estão nas novidades. Quando a gente é pequeno, tudo é novo. Por isso, vivemos tudo mais intensamente. Quando mais velhos, entramos em grandes rotinas, em que o novo é raro, e quase não vemos o tempo passar.

Sinto que a vida adulta já é intensa demais. É um mundo inteiro de pressões para querer viver ainda mais coisas. É como se preferíssemos entrar nas rotinas para simplesmente ver a vida correr da forma mais livre possível, sem grandes esforços.

No final das contas, o efeito pode ser contrário. O cansaço acaba vindo da repetição, da falta de perspectiva, da falta de vida. Vemos anos e anos passarem como folhas de um livro em que todo capítulo tem o mesmo título e todo parágrafo tem o mesmo número de palavras.

Devemos tentar ser mais crianças. Devemos querer entrar nesse estado de “já está chegando?”, em que a ansiedade pelo novo nos faz querer ver mais. Em que as nossas vidas são tão intensas que chegam a contagiar o próximo.

O tempo tem mesmo é que passar devagar, para que possamos viver cada viagem de metrô como se fosse única. Para que procuremos energia para continuar sempre com espírito jovem, aguentando cada segundo que insiste em não passar.

Quando saí do metrô olhei para o café que sempre vou para ler a mesma revista e decidi que já era hora de conhecer alguma coisa nova.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s