Aplicativo Moovit: a esperança para quem depende do transporte público | Via Trólebus

Transporte público e tecnologia estão cada vez mais próximos. Smartphones abriram a possibilidade de usar aplicativos para facilitar a vida dos usuários de transporte público em tempo real.

Você já deve ter ouvido falar do Moovit. Se ainda não conhece, veja publicação de nosso colaborador:

O site de noticias de tecnologia Techtudo resumiu o aplicativo Moovit em uma frase: “é uma esperança para quem depende do transporte público”. Então fomos conhecer de perto este app que promete ajudar nos deslocamentos. Conversamos com Pedro Palhares, representante da empresa no Brasil, já que o aplicativo foi lançado mundialmente no ano de 2013 e foi lançado aqui em julho do ano passado em 4 cidades: Belo Horizonte, Itajai, Rio de Janeiro, São Paulo. Agora o app esta presente em 18 cidades: Belo Horizonte, Itajai, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Bauru, Campinas, Goiania, João Pessoa, Recife, Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal, Salvador, Palhoça, totalizando 90 cidades do mundo.

O aplicativo funciona como uma especie de GPS, só que exclusivo para o transporte público. Diferentemente de muitos sistemas, a plataforma funciona de maneira colaborativa, ou seja, com a ajuda do usuário é possível ter a melhor rota, com relatos de outros passageiros. Alem disso, é possível saber os tempos de chegada e receber alertas sobre os serviços de ônibus, trem, metrô e barcas.

Outra funcionalidade bem legal da plataforma é a “socialize”, onde é possível compartilhar sua rota para facilitar encontros com seus amigos. Também esta presente no app o mapa com a localização ao vivo dos ônibus, através de GPS instalados nos veículos, como funciona o site do Olho Vivo da SPTrans.

De acordo com Pedro, o aplicativo tem como missão principal “melhorar a qualidade de vida das pessoas, com informações acuradas sobre o transporte público” Com esta ajuda, os passageiros podem ganhar tempo no seu dia-a-dia, e consequentemente qualidade de vida.

A funcionalidade esta presente nas seguintes cidades Brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Campinas, Bauru e Itajaí. Pedro nos contou que teve algumas dificuldades para conseguir estes dados: “Já encontrei de tudo!” na cidade de Recife por exemplo,  não teve grandes problemas. “Liguei me apresentei e o diretor de transportes adorou a ideia e colocou a equipe dele para prepara os dados e em 10 dias os dados estavam no Moovit. A maioria das prefeituras tem a informação, mas numa versão digamos 1.0, pois é tudo textual, sem tabulações, sem identificadores únicos, e ai fica difícil para nós do Moovit incluir o dado no app, pois precisamos tratar esses dados para uma versão 2.0 georeferenciada” Apesar disso, Pedro diz que é boa a aceitabilidade do Moovit nas prefeituras.

O aplicativo esta disponível para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s