O GPS mais lindo da cidade

Muitos aplicativos de GPS fizeram com que andar de carro pela cidade ficasse bem mais rápido. Os apps escolhem os caminhos mais curtos e com menos trânsito. É a tecnologia encurtando distâncias.

Agora, já parou para pensar se a tecnologia pudesse deixar a distância mais bonita?

Daniele Quercia do Yahoo Labs em Barcelona teve essa ideia. Ela considerou, ao andar a pé, mudanças de trajeto que não fazem uma diferença brutal no tempo gasto ao percorrer um trajeto. Nessa inspiração, ela pensou em desenvolver um app que ajude pedestres a escolher a rota mais bonita ao invés da mais curta.

O projeto já está sendo implementado em Londres e Boston. Por meio de crowdsourcing e redes sociais, foram determinadas as ruas mais bonitas e agradáveis de diferentes regiões. Dessa forma, ao sugerir um trajeto, o app faz uma rota coerente, que não gaste muito tempo, mas que dê preferência às vias cuja beleza é valorizada.

Na imagem abaixo, é possível comparar um caminho sugerido (à esquerda) em Londres ao pedir para um app traçar a opção mais curta. A opção da direita, no entanto, já é o novo app em ação, sugerindo a rota mais bonita.

É possível perceber que os caminhos são parecidos e se intersectam, mas com diferenças sutis que fazem toda diferença na hora de explorar o que uma cidade tem de melhor.

Para saber mais, leia publicação completa (em inglês) feita pela MIT, centro referência de tecnologia nos Estados Unidos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s