Cidade que inspira

Saí pela cidade procurando consolação.

Comecei pelo parque, que estava lindo. O dia também estava ajudando. Um céu muito azul sem nuvens. Uma brisa fria que não deixava o sol nos esquentar muito. Muitas pessoas por todos os lados. Amigos, casais, famílias e pessoas sozinhas – mas não solitárias – aproveitando a companhia do próprio parque. Eu mesmo me sentia menos solitário ao sentar no banco e ver tantos sorrisos sobre bicicletas e gargalhadas com cachorros.

De lá, fui para o centro da cidade. Prédios, muitos prédios. Pessoas, muitas pessoas. Tudo quanto é tipo de gente, na verdade. É o que uma metrópole pode oferecer, diversidade e pouco julgamento. Tentava ver se eu me encaixava nos diversos grupos e tribos que eu passava. Eu me identificava com muitos ao mesmo tempo em que não me identificava com nenhum. Eu me sentia pertencente ao tudo e único como individuo, uma sensação esquisita. Mas boa.

Cruzei com um comércio de rua e com todo seu som. Ninguém quase conseguia falar, é tudo na base do grito. Mas não gritos raivosos, é grito de gente que quer alguma coisa, grito com energia. Nem todo mundo está lá para comprar algo, mas nem todos estão perdidos como eu. As pessoas vão para passear e ver coisas novas. Vão tomar as ruas, reivindicando-as como suas donas.

Por fim, resolvi que já era hora de voltar para casa. Dessa vez, a pé. Queria ter calma para ao percorrer as ruas, que não fosse na mesma pressa de sempre. Fui todo trajeto me perdendo e me achando, passando por lugares que não conhecia e passando pelos de sempre. Até poder deitar em minha cama.

Antes de fechar os olhos, sorri. Tentei me lembrar porque eu tinha tido aquele dia louco. Mas na minha memória, só vinham todas as experiências que tive nesse espaço tão pequeno de tempo. Todas as novas ideias que tive ao ver os mais diferentes rostos sem nome.

Saí pela cidade procurando consolação e encontrei inspiração.

Leave a Reply

