Estudo da CET aponta que faixas de ônibus fazem passageiros ganharem 38 minutos por dia | Via Trólebus

A construção de faixas exclusivas pra ônibus criadas em São Paulo fez com que os passageiros ganhassem em seu dia, 38 minutos. Veja o estudo completo na notícia do nosso parceiro, Via Trolebus:

Um estudo por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, mostra que a implantação das faixas exclusivas para os ônibus fizeram com que em média cada passageiro ganhasse por dia 38 minutos. A pesquisa foi feita com o trajeto de 3 milhões de pessoas que usam ônibus da cidade de São Paulo. O ganho geral foi de 1,9 milhões de horas/dia.

O estudo chegou a esta conclusão levando em conta as velocidades médias praticadas nas vias exclusivas, o tempo de deslocamento dos passageiros dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas faixas – antes e após a implantação das estruturas.

Confira os dados de algumas vias no período de julho de 2013 a abril de 2014:

– Radial Leste chegou a 25,8 km/h no sentido bairro e de 27,5 km/h no sentido centro;
– Nas marginais, os ônibus percorreram a 28,5 km/h para o bairro e a 28,2 km/h para o centro, na Pinheiros; e a 25,9 km/h no sentido Castello e 28,9 km/h no sentido Ayrton Senna da Tietê.

Segundo nota da prefeitura, “todos os dados apresentados consideram o horário de funcionamento das faixas exclusivas. No caso das marginais, as informações se referem ao horário de pico. Ressalte-se que em todos os casos a velocidade está acima de 20 km/h”.

Atualmente a cidade conta com 342 quilômetros de faixas para ônibus.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s