10 razões para ir de bike | Via CicloVivo

Além de manutenção barata e ser saudável, andar de bicicleta tem muito mais vantagens. O portal CicloVivo separou 10 razões para você dar chance àquela sua bike parada na garagem há tempos:

  1. Sensação de Liberdade

O vento no rosto, a leve brisa da estação e a certeza de poder ir aonde quer que suas pernas possam levar. A bicicleta oferece essa sensação de liberdade. Desde a infância, quando as crianças têm um primeiro contado com a bike, elas já ganham certa autonomia, podem escolher novos caminhos e ir cada vez mais longe.

  1. Praticidade

Bicicleta e praticidade são quase sinônimos. Quem anda de bike não precisa se preocupar em encontrar um lugar para estacionar e muito menos em pagar por isso. Ela também pode ser carregada para diversos lugares em que carros não entram. Os modelos de bike criados para cidades são ainda melhores, pois podem ser facilmente dobráveis e mesclados com outros meios de transporte sem muito trabalho.

  1. Rapidez

Quem vive nas grandes cidades sabe muito bem quais são as dificuldades em se locomover durante os horários de pico. Em São Paulo, os carros chegam a trafegar em velocidade menor que a de uma galinha. Mas, quem vai de bike não tem esse problema. O meio de transporte alternativo é muito mais rápido e, com os carros parados, a pedalada se torna até mais segura, além de eficiente. No último desafio intermodal realizado na capital paulista, a bicicleta só não foi mais rápida que o helicóptero. Vejaaqui os resultados da disputa.

  1. Qualidade de vida

Manter o hábito de pedalar constantemente pode ser um grande aliado na melhoria da sua saúde. Não é necessário ser profissional ou pedalar muitos quilômetros ao dia. O simples fato de sair do sofá e dar uma volta de bicicleta gera muitas mudanças. Esta rotina deixa o corpo mais forte e resistente para combater doenças pulmonares e cardíacas. O exercício também ajuda a controlar o colesterol e o diabetes. Nos EUA, os médicos do Centro Médico de Boston têm receitado passeios de bicicleta a seus pacientes. Clique aqui e saiba como isso funciona.

  1. Felicidade

Qualquer atividade física mexe diretamente com os hormônios do nosso corpo. Sendo assim, não seria diferente com a bicicleta. Pedalar ajuda o nosso organismo a liberar serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. A endorfina também tem ligação direta com a prática esportiva e é responsável por aliviar dores, melhorar a memória, o humor, a resistência e a disposição física e mental. A felicidade de quem anda de bike já foi até comprovada em estudos científicos. No estudo “Humor e meio: a forma como viajamos afeta como nos sentimos”, os pesquisadores norte-americanos Eric Morris e Erick Guerra entrevistaram 13 mil pessoas, que se locomovem em diferentes meios de transportes. Sabe quais foram os mais felizes? Os ciclistas.

  1. Ver a cidade

Este é um dos pontos mais levantados por ciclistas: a oportunidade de realmente vivenciar a sua cidade. Quem anda de bike consegue enxergar o ambiente ao seu redor sem vidros, sem lata. São somente seus próprios olhos alertas para o que acontece à sua volta. Assim, é muito mais fácil ver os detalhes que passam despercebidos quando estamos dentro de um carro ou no transporte coletivo. Ver a cidade e poder parar para apreciar o que ela tem a oferecer é um enorme benefício que quem decide de locomover de bicicleta desfruta constantemente. É possível encostar a bike no poste para tirar uma foto do monumento, parar na lanchonete para cumprimentar um amigo, fazer carinho no cachorro que está passeando por perto e muito mais.

  1. Fazer novas amizades

Por serem minoria no trânsito, os ciclistas tendem a se aproximar. Estando em situações semelhantes e, em boa parte das vezes, mais vulneráveis, quem anda de bicicleta está mais propenso a ser solidário com o próximo. Seja no trânsito, no parque ou unidos por uma causa específica, estar de bicicleta é sempre um agregador para fazer novas amizades, entre ciclistas ou com aquela pessoa que simplesmente ficou curiosa e quer saber mais sobre como é gostar tanto de bike.

  1. Economia

Combustível, estacionamento, manutenção cara, são gastos que quase nunca fazem parte da rotina de um ciclista. O benefício financeiro de trocar um automóvel por uma bicicleta é enorme. O investimento em uma bike é muito pequeno, mesmo se comparado a um carro popular. O único combustível necessário é o próprio arroz e feijão, como os ciclistas gostam de dizer. A manutenção existe, mas os gastos com uma revisão, por exemplo, giram em torno de cem reais e não precisam ser feitos mensalmente. Até mesmo em termos de planejamento urbano, a estrutura para bicicletas é muito menor do que as construções destinadas aos carros. De acordo com um estudo norte-americano, as ciclovias custam apenas 1% do valor das estradas. Até mesmo quem decide trocar o transporte coletivo pela bicicleta consegue economizar. Veja como e quanto aqui.

  1. Meio Ambiente

Ter um meio de transporte totalmente limpo é um ótimo jeito de cooperar para a preservação ambiental. Em cidades como São Paulo, por exemplo, a queima dos combustíveis fósseis usadas no transporte é a principal fonte de poluição, acima até das emissões geradas pela indústria. Pode parecer pouco, mas pequenas mudanças pessoais geram grandes impactos.

10. Estilo de Vida

Andar de bicicleta é um prazer, um verdadeiro estilo de vida que traz consigo todos esses benefícios já citados e muito mais. Mesmo que a teoria seja muito bacana, ela nunca será tão boa quanto a realidade. Então, o que você está esperando para sair pelo mundo em duas rodas?

Veja a notícia original aqui.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s