Pontes e viadutos de São Paulo devem ganhar ciclovias

São Paulo Ciclovias

Numa cidade do tamanho de São Paulo, com rios importantes, mas muito maltratados, a travessia de pontes e viadutos é um dos maiores desafios para ciclistas e pedestres. Nesse texto, nossos amigos do Ciclo Vivo compartilham a necessidade de novas ciclovias nesses pontos da cidade.

Atenta a isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) já estuda a instalação de ciclopassarelas ao longo das pontes localizadas na Marginal Pinheiros e Tietê.

A medida faz parte do plano governamental de instalar 400 quilômetros de ciclovias na capital paulista até 2015. Conforme informado pela CET, algumas pontes já foram mapeadas, mas as análises ainda continuam a serem feitas para viabilizar a estrutura em todas as pontes das marginais.

O primeiro local a receber a ciclopassarela deve ser a ponte da Casa Verde, na Zona Norte da cidade. O projeto, que já está pronto para ser aplicado, inclui uma ciclovia de dois sentidos instalada sobre a calçada no lado da pista que vai para o centro.

A medida deve aumentar a segurança dos ciclistas e até mesmo dos pedestres que, por muitas vezes, são encurralados por carros ao passarem sobre as pontes e viadutos.

Além dessa decisão, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, garante que com os 400 quilômetros de ciclovia e ciclofaixas será possível interligar todos os distritos de São Paulo. “Nenhum distrito, por mais periférico que seja, vai deixar de estar ligado à malha cicloviária. Se com 400 quilômetros dá para chegar até o Rio de Janeiro, então dá também para chegarmos a Guaianases, em Perus, em Marsilac”, informou o prefeito em declaração oficial, completando que a intenção é sair do centro e chegar até as divisas da cidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s