Campinas tem o primeiro empreendimento a receber o selo AQUA no interior de SP | Via CicloVivo

Campinas, uma das maiores cidades do Estado de São Paulo, também é afetada pela crise de desabastecimento de água. Porém, ela ganhou um reconhecimento em outubro de 2014 pela gestão de sustentabilidade voltada ao cuidado desse recurso que está tão em falta. Sobre o assunto, os nossos parceiros do CicloVivo publicaram uma notícia que compartilhamos na íntegra a seguir:

fotomontagem_aerea_horizon

A cidade de Campinas tem o primeiro empreendimento residencial a receber o selo AQUA de cuidado ambiental em todo o interior do estado de São Paulo. Já finalizado, o complexo conta com 368 apartamentos espalhados por uma área total de 70 mil metros quadrados.

O Horizon Residence Premium foi construído em 30 meses pela Brookfield Incorporadora e contou com o aporte da proActive Consultoria, assessoria especializada em construções sustentáveis. O empreendimento conta com diversas soluções de redução do impacto ambiental, aplicadas em todas as fases do projeto.

De acordo com as informações fornecidas pela consultoria, durante a fase de obra, o sistema permitiu a reciclagem de 3.400 toneladas de resíduos da construção. Além disso, o modelo permite a redução de 38,51% no consumo de água e 28% os gastos com energia.

O selo AQUA, fornecido no Brasil pela Fundação Vanzolini, é a garantia de que as premissas sustentáveis foram seguidas em todas as fases e serão aplicadas também em soluções para o usuário do edifício. Os padrões avaliados são divididos em 14 categorias de desempenho, que passam por todas as etapas até o uso final da estrutura.

Para os moradores conseguirem se beneficiar da economia de água e energia proposto no projeto, foram utilizadas tecnologias específicas. Ventilação natural cruzada e uso de janelas com bandeira inferior de vidro são alguns dos exemplos que possibilitam a redução no consumo energético. Além disso, os banheiros foram equipados com descargas de duplo acionamento e torneiras com fechamento automático, que reduzem o desperdício dos recursos hídricos.

O empreendimento conta com bicicletários, que devem incentivar o uso da bicicleta para o lazer e transporte, e também disponibiliza lixeiras de coleta seletiva nas áreas comuns. Todas as áreas do condomínio são equipadas com sensores de presença, que apagam as luzes quando ninguém está no ambiente, e o paisagismo conta com espécies nativas e soluções que aumentam a permeabilidade do solo.

 

FONTE: Ciclo Vivo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s