Custo dos congestionamentos preocupa

Em São Paulo, a capital brasileira mais afetada pelo trânsito, foi registrada em maio de 2014, um recorde de 344 km de lentidão, um pouco mais que a distância percorrida até o município de Ribeirão Preto, no interior do estado.

E quanto a população paga diretamente pelos engarrafamentos?

Marcos Cintra (economista e professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo) realizou um estudo com o objetivo de calcular o custo dos congestionamentos na maior metrópole do País.

Usando como base os dados de 2008, e valores das horas trabalhadas da população profissionalmente ativa, ele estimou que os paulistanos perderam mais de $ 26 Bi em um ano.

Em 2012, Antonio Carlos de Moraes (professor de economia da PUC/SP), publicou um estudo atualizando esses números: o paulistano gastou R$ 5,3 bilhões a mais.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), esses números só tendem a aumentar: interrompendo uma trajetória de queda desde 2010, São Paulo fechou o ano com 130 mil novos automóveis registrados em 2013.

Desde o ano em que foi realizado o estudo de Cintra (2008), a capital conta com cerca de 1 milhão de veículos a mais circulando pela cidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s