Sinal verde para mudanças sustentáveis

Há uma estimativa de que somente os carros, irão emitir 50% dos gases-estufa nas próximas décadas. Pensando nisso, grandes cidades buscam algumas soluções para amenizar o tráfego e poluição. Além de causar buzinaços e mau humor, o trânsito está transformando o ambiente em uma “panela de pressão”.

Devido o deslocamento de pessoas para as cidades, a demanda por petróleo também deverá crescer de 84,7 milhões para 105 milhões de barris por dia entre 2008 e 20130, para suprir a necessidade de combustíveis.

Em Lisboa – Portugal, o governo começou a vetar a circulação de carros fabricados antes de 2000. O governo de Madrid anunciou que uma área de 190 hectares será fechado para o tráfego de veículos, e em Paris, os carros movidos à diesel irão ser retirados de circulação nos próximos cinco anos.

Para Tasso Azevedo, Coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), é preciso criar um incômodo para o motorista que, com seu carro, ocupa o lugar de um veículo que transportaria 15 a 20 pessoas; É preciso criar um desestímulo ou restrição para veículos particulares.

ge5

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s