Você conhece a história de São Bernardo do Campo?

texto 01

A história da nossa querida cidade de São Bernardo do Campo está diretamente ligada às das vizinhas Santo André e São Paulo, por motivos geográficos.

Em meados de 1550, os padres jesuítas que estavam na expedição de colonização do Brasil para a catequização dos índios, descobriram a nossa região que, naquela época, estava sob o comando dos índios guaianases. Após o casamento do português João Ramalho com a índia Bartira, filha de Tibiriçá, cacique da tribo, foi oficializada a criação da vila Santo André da Borda do Campo, em 1553.

No ano de 1560, os habitantes dessa vila foram transferidos para a vila São Paulo de Piratininga e a antiga Santo André da Borda do Campo ficou sob posse de Amador de Medeiros, que acabou doando as terras aos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento. Em 1717, os monges transformaram a antiga vila em duas fazendas: São Caetano e São Bernardo.

Para construir uma nova igreja, os moradores da fazenda São Bernardo transferiram a sede para outro ponto à margem do Ribeirão dos Couros (antigo nome do Ribeirão dos Meninos) e, em 1912, surge a Igreja Matriz da então vila.

Com o governo Republicano, em 1890, São Bernardo se torna um município. E aos poucos, as cidades que conhecemos hoje da região do Grande ABC, vão conseguindo a independência e se tornando outras cidades, como Santo André, São Caetano e Diadema.

O nome completo, “São Bernardo do Campo”, foi uma homenagem à primeira vila erguida por João Ramalho, lá no começo da nossa história!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s