Alunos da rede pública de SBC plantam mudas em suas escolas

São 119 mudas, de 20 espécies nativas da Mata Atlântica; ação é medida compensatória por obras licenciadas pela Prefeitura

São 119 mudas, de 20 espécies nativas da Mata Atlântica; ação é medida compensatória por obras licenciadas pela Prefeitura

Alunos da rede pública de ensino de São Bernardo estão realizando o plantio, desde quarta-feira (2), de 119 mudas, de 12 espécies diferentes da Mata Atlântica, em três Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). A ação é medida compensatória por obras públicas e privadas licenciadas pela Prefeitura.

Os alunos que participam dos plantios desta semana, que terminam dia 4, são de dois períodos das Emebs Júlio Atlas, no Paulicéia; Professora Ermínia Paggi, no Nova Petrópolis; e Professora Janete Mally Betty Simões, no Baeta Neves.

As mudas que estão sendo plantadas foram escolhidas pelos próprios alunos, por meio de eleição a partir de listagem com diferentes 20 espécies recebida pelas escolas. Algumas das espécies escolhidas foram Embaúba, Pau Formiga, Jequitibá Rosa, Cereja do Rio Grande, Goiabeira, Jabuticabeira e Pitangueira. As escolas também ficaram responsáveis pelas placas de identificação de cada muda.

Além de plantar, os alunos receberam orientações sobre as funções ambientais da arborização urbana que, entre outros benefícios, contribui para a melhoria do microclima e da absorção de água e para o embelezamento da cidade.

Desde 2013, já foram plantadas no município, como compensação ambiental, mais de 15.000 mudas em áreas públicas e particulares. Nas áreas públicas, foi priorizada a recuperação e arborização ao longo das principais rodovias, praças e rotatórias.

A diretora do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental da Secretaria de Gestão Ambiental destacou que a ideia é inserir os alunos em atividades de recuperação e conservação ambiental. “Eles se tornam multiplicadores, compreendem a importância das árvores na cidade e compartilham isto com pais e amigos, de modo que esses também façam a sua parte”, salientou.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s