Você sabe onde surgiu o primeiro ônibus? Confira!

SBCtransBlogHistoria

A história do ônibus é longa e muito interessante. As primeiras carruagens que parecidas com o veículo que conhecemos hoje surgiram há muito tempo, no século IV a.C., na Grécia Antiga. A carruagem, chamada de Carrozzieri pelos romanos, era utilizada em Serviço Regular de Tração Animal e entrou em decadência junto com o Império Romano.

Muitos anos depois, surgiu na França a ideia de criar um transporte para atender a população em Paris, com os itinerários e tarifas a serem estabelecidas pelo rei Luís XIV. Assim, em 27 de fevereiro de 1662 aconteceu a primeira concessão para um transporte público.

Mais tarde, em 1826, o também francês Stanislav Baudry decidiu estabelecer em Nantes um transporte que levasse a população do centro da cidade até as instalações de banhos públicos que eram de sua propriedade. Foi lá que surgiu o nome ônibus. Em uma associação engraçada, as pessoas passaram a chamar o transporte de Omnibus por causa do nome do dono da chapelaria que ficava em seu ponto final: Omnes.

As próximas cidades a adotar a ideia foram Bourdéus e Lyon, na França, e depois Londres e Paddington, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos. E assim foi até chegar em todas as outras grandes cidades do mundo.

Em 1830, o inglês Sir Goldsworthy Gurney criou o primeiro ônibus motorizado. A carruagem era longa e movida a vapor, mas acabou perdendo atenção à medida que o transporte coletivo nas principais cidades evoluía para o transporte sobre trilhos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s