Mais de 40 mil põem o corpo em movimento em São Bernardo

População se exercita de graça em vários programas oferecidos pela Prefreitura

População se exercita de graça em vários programas oferecidos pela Prefreitura

A democratização de praças esportivas, os cursos de formação, promoção de eventos e competições e o estímulo ao futebol de várzea e às equipes de alto rendimento, entre outras ações, põem em movimento pouco mais de 40 mil pessoas em São Bernardo, a partir dos 6 anos de idade. Mais do que a busca por títulos, o objetivo é dar à população a oportunidade de poder cuidar do corpo e da mente, além de promover a inclusão social e a cidadania.

A estudante Luana Fernandes de Oliveira, 16, moradora do Bairro Montanhão, diz que era uma pessoa tímida até entrar para o Esporte e Cidadania, programa de iniciação esportiva que atende a 4 mil crianças e adolescentes em 18 espaços da cidade. Hoje, nas quadras, fez novas amizades: “Decidi que vou ser professora de Educação Física. Temos apoio do professor, boa formação técnica nos cursos e disciplina no dia a dia”, avalia.

Participação e inclusão social são as marcas do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), em parceria com o Ministério do Esporte. Moradora do Parque Espacial, Diva Vieira Costa, 75, não praticava atividade física até conhecer o PELC. “Estava cansada de ficar em casa. Agora sou uma pessoa ativa, a ginástica é ótima para a saúde física e mental. Sou outra pessoa”, comenta.

O Programa Segundo Tempo, também em parceria com o Ministério do Esporte, atende mil alunos, entre crianças e adolescentes, de regiões que apresentam alto índice de vulnerabilidade social. As práticas esportivas são oferecidas no contraturno escolar, como futsal, futebol, handebol, vôlei, basquete, ginástica artística, atletismo e xadrez.

Moradora da Vila São Pedro, Rebecca dos Santos Silva, 9 anos, diz amar fazer esportes: “Minhas provas preferidas são corrida e salto em distância”, afirma a pequena atleta. “Quero ser uma atleta famosa como minha professora, e também ganhar muitos troféus.”

 

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s