São Bernardo vai distribuir preservativos durante o desfile das escolas

Mais de 25 mil preservativos serão entregues aos foliões que forem aos desfiles das escolas de samba, domingo

Mais de 25 mil preservativos serão entregues aos foliões que forem aos desfiles das escolas de samba, domingo

Durante os desfiles das escolas de samba de São Bernardo, no próximo domingo (7), técnicos do Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites estarão no sambódromo montado atrás do Ginásio Poliesportivo para distribuir preservativos e material informativo sobre a necessidade de se prevenir contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O responsável pela prevenção do programa, Caio Westin, explicou que entre dezembro e janeiro as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município receberam cotas maiores de preservativos e materiais informativos para conscientizar a população. “Queremos que a população comemore o Carnaval, mas de forma consciente”, disse.

O programa oferece ainda o teste rápido para diagnóstico do HIV e sífilis, que permite que o paciente conheça o resultado em aproximadamente 15 minutos e, se diagnosticado com alguma doença, seja orientado e encaminhado imediatamente para o tratamento adequado.

A Prefeitura de São Bernardo também disponibiliza a estratégia de Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP), que é recomendada em casos de relações sexuais de risco — quando o parceiro sexual é sabidamente HIV positivo ou tem sorologia do HIV desconhecida e houve rompimento do preservativo ou sexo desprotegido. Diante de uma situação de risco de contato com o HIV, inicia-se o uso de medicações antirretrovirais que poderá evitar a contaminação da pessoa exposto.

A PEP deve ser iniciada em um período máximo de 72 horas após o contato, e os  medicamentos devem ser usados por 28 dias consecutivos. “Quanto antes for iniciado o procedimento, maior é a eficácia”, destacou o coordenador técnico do serviço de assistência especializada do Programa Municipal de DST/Aids, Fláubert José Serra de Farias.

Além do acompanhamento com medicamento, o serviço disponibiliza atendimento com equipes multidisciplinar, com acompanhamento com psicológico e assistente social.

O teste rápido e a PEP estão disponíveis nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município e no Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites, localizado no Hospital de Clínicas Municipal – Estrada dos Alvarenga, 1001. O serviço atende das 7h às 21h.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s