Afinal, o que é mobilidade urbana?

Mobilidade

s.f. Facilidade para se mover, para ser movido. Facilidade para mudar de expressão. Fig. Inconstância, instabilidade.

Urbano

Adj. Que diz respeito à cidade. Próprio de cidade. Diz-se do prédio para habitação (por oposição a prédio rústico). Figurado cortês; polido; civilizado.

Mobilidade urbana é tudo que diz respeito ao deslocamento das pessoas dentro do perímetro urbano. Essa possibilidade de locomoção deve ser provida pela própria cidade, de maneira que seus habitantes possam exercer seu direito de ir e vir livremente, de forma rápida e eficiente. O cidade deve disponibilizar a infraestrutura e as ferramentas para essa movimentação, com transporte público viário, ferroviário e fluvial com sistemas inteligentes. Além disso, as condições com o fim de facilitar o transporte individual por meio de automóveis ou veículos movidos à tração humana também devem ser providos peãs autoridades urbanas.

Pirâmide ideal do tráfego urbano

A mobilidade urbana sustentável são os esforços para realizar todas essas ações minimizando os impactos ambientais, que englobam questões como a poluição visual, sonoro e do ar. Este é o grande desafio das megalópoles modernas, que tiveram um crescimento desordenado e não planejado, causando o caos urbano que acompanhamos diariamente em muitas cidades do Brasil. Somente na última década, a frota de automóveis do país aumento 120% atingindo a marca de quase 70 milhões de veículos.

Um cenário ideal, com a integração de transporte coletivo e transporte individual em harmonia com a cidade, sem atrasos e completamente acessível para toda a população é o sonho de muitos dos cidadãos que chegam a passar 3 horas por dia se locomovendo por entre prédios e ruas. Algumas cidades do mundo, que ainda estão longe deste cenário utópico, já passaram por mudanças radicais e se aproximam de alguns objetivos, que representam uma grande melhora na qualidade de vida de seus moradores, como é o caso de Barcelona, Bogotá, Copenhague, Paris, Boston.

Cidade conceito sustentável

Enquanto isso, a luta pelos direitos e o estudo para a melhoria dos grandes centros urbanos continua. A mudança começa individualmente para então se tornar coletiva, e há muitas maneiras de exercer o poder da voz, sendo a principal delas o voto. Tais metamorfoses, que se dão de médio a longo prazo, podem um dia trazer de volta para as pessoas as ruas que hoje são dominadas pelo motores.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s